Trabalho Pablo Filosofia Direito
CURSO DE DIREITO
PABLO CAMARGO SOUZA
Resumo sobre a origem, significado e importância da filosofia na Grécia antiga.
Lages
2015.
Pablo Camargo Souza
Resumo sobre a origem, significado e importância da filosofia na Grécia antiga. Trabalho de graduação apresentado na disciplina de Filosofia no Curso de Direito do Centro Universitário UNIFACVEST.
Professor: Ricardo Leone Martins.
Lages
2015.
Introdução:
Será abordado através deste resumo um pouco mais sobre a Filosofia nos tempos antigos, mais especificamente na Grécia entre os séculos VI e IV A.C, além de pesquisas na internet será usado como embasamento os livros “Filosofando” e “Convite à Filosofia”.
Origem, significado e importância da filosofia na Grécia antiga:
A Grécia Antiga é conhecida como o berço dos pensadores, os séculos V e IV A.C. na Grécia Antiga foram de grande desenvolvimento cultural e científico. O esplendor de cidades como Atenas, e seu sistema político democrático, proporcionou o terreno propício para o desenvolvimento do pensamento. É a época dos sofistas e do grande pensador Sócrates. Entre os antigos gregos predominava inicialmente a consciência mítica, cuja maior expressão se encontra nos poemas de Homero e Hesíodo. Quando se dá a passagem da consciência mítica para a racional, aparecem os primeiros sábios, Shopos, como se diz em grego. Um deles, chamado Pitágoras (séc. VI A.C.) É bom observar que a própria etimologia mostra que a filosofia não é puro logos, pura razão: ela é a procura amorosa da verdade. O trabalho filosófico é essencialmente teórico. Mas isso não significa que a filosofia esteja à margem do mundo, nem que ela constitua um corpo de doutrina ou um saber acabado, com determinado conteúdo, ou seja, um conjunto de conhecimentos estabelecidos de uma vez por todas. A palavra Filosofia é grega. É composta por duas outras: Philo e Sophia. Philo deriva-se de Phila, que significa