Filosofia
Na Filosofia o mundo se constitui pelos fatos e por tudo o que nos dedicamos cotidianamente, independentemente de cada interpretação pessoal. A realidade é tudo o que é ou não perceptível, desde que entendido e estudado e que tenha um fundamento lógico. São informações que recebemos pelos cinco sentidos (olfato, tato, paladar, audição e visão).
O Ser humano é o ser que habita a terra, porém com o diferencial de ser dotado de sabedoria, dotado de razão e inteligência (que se não for estimulada não se desenvolve), é um ser capaz de aprender, interpretar, criar, transformar e comunicar o que tem ao seu redor utilizando em beneficio próprio.
O ser humano dotado de suas características vive em sociedade, a vida em sociedade acontece quando os indivíduos vivem ali de forma organizada em interação com os outros. Nossa constituição física e psicológica não permite que vivamos sós, a vida social nos exige comunicação e troca de experiências, faz com que estejamos participando ativamente do nosso grupo e é através da vida social que encontramos nossa individualização, através dela buscamos nossas crenças e nossos valores.
Para termos condições de relacionamento buscamos a comunicação e conseqüentemente através da comunicação passamos a ter conhecimento que é descobrir informações utilizando a razão e as experiências, tirando conclusões, tendo um ponto de vista, e aumentando as formas de relações pessoais.
Ser cidadão é ser indivíduo que exige direitos e assume deveres. Não podemos pensar apenas em cidadão aquele que possui documentos e vota, mas sim um individuo dotado de sabedoria em questões políticas, culturais, econômicas, éticas, ambientais, sociais, etc... Este individuo deve ser livre para participar nas decisões, desde que sua liberdade não influencie no outro, que perante a sociedade é igual a ele.
É através da cidadania que se tem qualidade de vida, os seres comuns devem compartilhar efetivamente dos bens que estão a dispor, e esses bens devem