Trabalho oser
ELÉTRICAS PREDIAIS
GENERALIDADES
FIG. 1 – Sistema típico de transmissão/distribuição.
FIG. 2 - Detalhes das ligações do ramal de entrada do consumidor.
1. CONCEITOS BÁSICOS
* Sistema Elétrico: é o circuito ou conjunto de circuitos interligados, destinados a conduzir a energia elétrica gerada no sistema ou recebida de outros sistemas, até os pontos de consumo. * Instalação Elétrica: é o conjunto das partes elétricas e não elétricas, necessárias ao funcionamento de um sistema ou parte dele.
2. PROJETO ELÉTRICO
Projetar uma instalação elétrica consiste em:
DIMENSIONAR, LOCALIZAR e ESCOLHER os equipamentos materiais e que a compõem, de modo a proporcionar, de forma segura e efetiva, o funcionamento da mesma. Para tanto, faz-se uso de:
NORMAS (NBR 5410/97 e ND 5.1) e BOM SENSO.
A elaboração do projeto elétrico consiste de três fases distintas, a saber:
* análise do local onde será implantado o projeto; * dimensionamento e especificação de todos os materiais utilizados na instalação; * elaboração da planta baixa, dos esquemas de ligação e dos detalhes que caracterizem a instalação.
Na sua constituição final, o projeto deve conter: * conjunto de desenhos (plantas, diagrama unifilar, detalhes) * memorial descritivo (tabelas, cálculos principais, lista de material, etc)
OBS: o projeto elétrico é APENAS UMA das partes que compõe um projeto, seja ele industrial, comercial ou residencial, devendo portanto, estar em consonância com os demais.
3. TENSÕES DE UTILIZAÇÃO
A tensão nominal de uma instalação elétrica é o valor da tensão de utilização da mesma. Considera-se como sendo baixa tensão, para sinais alternados, valores que estejam entre 50 e 1.000 V.
Os principais sistemas de utilização são:
a) Sistema trifásico a 4 condutores (triângulo)
230/115 - 220/110 V b) Sistema trifásico a 4 condutores (estrela)
208/120 - 220/127 -