Trabalho Org
PROCESSOS GERENCIAIS – 1º SEMESTRE
FERNANDA LOYOLA
NATÁLIA ZAMPIROLI
OS PRECURSORES DA ADMINISTRAÇÃO
SÃO BERNARDO DO CAMPO
2013
O Início do pensamento administrativo
- Na Antiguidade Clássica
O pensamento administrativo iniciou-se há muito tempo. Em 5.000 a.C., na Suméria, a população procurava melhorar a maneira de resolver seus problemas práticos com a arte de administrar.
Anos mais tarde, o sátrapa Ptolomeu estabeleceu um novo sistema econômico no Egito em que era imprescindível uma administração pública e organizada.
Em Seguida, na China de 500 a.C., a Constituição de Chow é um exemplo de tentativa do país de definir regras e princípios administrativos. O sistema organizado de governo empresarial constituía-se de oito regulamentos e Regras de Administração Pública de Confúcio.
- Na Idade Média:
A Administração é muito utilizada na Idade das Trevas: na organização dos grandes feudos Otomanos; a criação de um grupo de professores e administradores públicos que, na época, eram chamados de cameralistas ou fiscalistas; na época das reformas fiscais na França, os chamados fisiocratas ou mercantilistas valorizavam a riqueza física e o Estado, o que era preciso para obter uma administração sistemática, especialmente no setor público.
Durante essa evolução histórico-administrativa, duas instituições destacaram-se:
I) A Igreja Católica, que pode ser considerada a mais eficiente das organizações formais da civilização ocidental. Através dos séculos mostrou a força de atração de seus objetivos e a eficácia de suas técnicas organizacionais, atingindo grande influência sobre seus fiéis.
II) Organizações Militares, quando se percebeu melhores resultados na presença de uma organização e gestão dos militantes, com uma hierarquia de poder rígida e adoção de princípios e práticas administrativas comuns a todas as empresas do período.
- Na Idade Contemporânea:
As técnicas criadas ao longo dos anos causou o aparecimento