Personagens
Análise da obra
Conteúdo
Personagens 2
Breve apresentação do autor 3
Marcas do Romantismo na obra 4
Tipos de Narrador e Focalização 5
Linguagem 5
Tipologia da obra 5
ACÇÃO 7
Espaço Social 8
Espaço Físico 9
Personagens
Breve apresentação do autor
Marcas do Romantismo na obra
Tipos de Narrador e Focalização
O narrador presente em “Amor de Perdição” é heterodiegético, uma vez que descreve os acontecimentos recorrendo à 3ª pessoa e no que diz respeito à focalização, é omnisciente, que confere veracidade e credibilidade à obra. É importante frisar que não é o narrador que inventa: ele reproduz um texto para o leitor compulsar.
Linguagem
Na plenitude de “Amor de Perdição”, a linguagem é simples, clara e acessível, congruente com a tipologia da obra. No entanto, nas cartas trocadas entre Simão e Teresa a linguagem torna-se complexa, floreada, metafórica e é nelas que o expoente lírico da obra é atingido. É de frisar também que Camilo, apesar da simplicidade geral, fez questão de diferenciar as classes sociais, como é o caso de Simão e João da Cruz, que podemos facilmente constatar o cuidado e eloquência com que a linguagem do protagonista se destaca face à espontaneidade e dialética popular do pai de Mariana.
Tipologia da obra
“Amor de Perdição” é uma novela, uma vez que apresenta todas as características desta tipologia de texto: A intriga gira em torno de uma personagem O número de personagem é limitado e pouco abundante A trajetória dos acontecimentos é linear (gradação crescente de acontecimentos, ponto máximo e desenlace) A informação transmitida é sucinta e objetiva É observada uma condensação espacial e temporal
ACÇÃO
Espaço Social
Camilo terá desejado denunciar os proconceitos sociais de certas camadas da população, sendo, portanto, o espaço social da obra caracterizado em tom vicioso e de crítica. São diferenciadas três classes sociais: Clero, Nobreza e Povo.
Espaço