trabalho não completo
Em uma editora, a venda de livros de Matemática, Física e Química no primeiro trimestre de um ano pode ser expressa pela tabela a seguir.
Uma tabela desse tipo, em que os números estão dispostos em 3 linhas e 3 colunas, denomina-se matriz 3 X 3 ( lê-se três por três ) e podemos representá-la por:
** Definição **
Sejam m e n dois números inteiros maiores ou iguais a 1.
Dizemos que a matriz é do tipo m X n ou de ordem m X n.
EXEMPLOS:
Matrizes linha ou matrizes coluna, também podem ser chamadas de Vetores.
** Representação genérica de uma matriz **
Os números na matriz são chamados elementos ou termos da matriz.
Nela, podemos observar que: o elemento 3 está na 1ª linha e na 1ª coluna; indica-se: a11 ( lê-se a um um ) = 3. o elemento -5 está na 2ª linha e na 1ª coluna; indica-se: a21 ( lê-se a dois um ) = -5. o elemento 6 está na 3ª linha e na 1ª coluna; indica-se: a31 ( lê-se a três um ) = 6. o elemento 2 está na 1ª linha e na 2ª coluna, indica-se: a12 ( lê-se a um dois ) = 2. o elemento está na 3ª linha e na 4ª coluna, indica-se: a34 ( lê-se atrês quatro ) = .
Assim: para representar o elemento de uma matriz, usamos uma letra com dois indices: o primeiro indica em que linha o elemento se encontra, e o segundo indica em que coluna, por exemplo, a23 é o elemento que está na 2ª linha e na 3ª coluna. o elemento genérico de uma matriz A será indicado por aij, em que i representa a linha, e j representa a coluna na qual o elemento se encontra; ele é chamado de ij-ésimo elemento da matriz; a matriz A, do tipo m X n, será escrita, genericamente, do seguinte modo: