O Vinho
A Confederação dos Agricultores de Portugal, mais conhecida por CAP foi fundada a 24 de novembro de 1975.Surgiu de um movimento espontâneo dos Agricultores portugueses, esta assume-se como uma organização socioprofissional agrícola que congrega mais de trezentas organizações de topo o país, sejam elas Federações, Adegas, Associações regionais, Associações especializadas e cooperativas. A CAP elegeu como principais objetivos defender os interesses da agricultura portuguesa no país e no estrangeiro, defendendo assim a dignidade na vida de todos os agricultores.
A Confederação dos Agricultores de Portugal – CAP - promoveu este ano a 2ª edição do “Concurso Universitário CAP – Cultiva o teu futuro”, tendo como parceira a PremiValor Consulting. Este concurso tem como principal objetivo “o desenvolvimento da excelência na formação académica complementar de estudantes”, contemplando vários níveis de ensino: Licenciatura, Mestrado, Pós-Graduação e Doutoramento. Esta iniciativa pretende, assim, promover uma maior interligação entre o Ensino Superior e o mundo laboral.
No âmbito da Unidade Curricular de Atelier de Comunicação e Relações Públicas, foi-nos proposto vários concursos de diferentes temáticas. Assim sendo, optámos pelo Concurso Universitário da CAP, visto que este foi o que nos despertou mais atenção.
O nosso plano comunicacional divide-se em quatro capítulos: começamos pelo enquadramento teórico, resultante de pesquisas acerca do tema a tratar, ou seja, o vinho. De seguida, passamos à fase de diagnóstico, em que se faz a análise da situação em que se encontra o vinho português e se identificam problemas a resolver no que diz respeito à comunicação. O capítulo seguinte é dedicado ao Planeamento Estratégico no âmbito do qual se inicia o trabalho criativo, isto é, definindo-se as bases para o desenvolvimento das táticas apresentadas no último capítulo. Finalizando o nosso plano, é neste capítulo, intitulado de Planeamento Tático, que as opções