Quimica
CENTRO DE CIÊNCIAS EXATAS E TECNOLOGIA
COORDENAÇÃO DO CURSO DE ENGENHARIA DE PRODUÇÃO
QUÍMICA GERAL
Belém
2014
Universidade da Amazônia
Centro de Ciências Exatas e Tecnologia Coordenação do Curso de Engenharia de Produção Disciplina: Química Geral
Professora: Luana Santana dos Santos Alunos:
Turma:
Data:
Assunto: Título da Prática
Belém
2014
1 OBJETIVOS
Identificar as vidrarias utilizadas para realizar medidas de volume.
Manipular adequadamente os recipientes volumétricos e ter domínio da técnica correta para realizar medidas de volumes de líquidos.
Diferenciar exatidão e precisão.
2 INTRODUÇÃO
A exatidão de uma medida está relacionada com e seu erro absoluto isto é com a proximidade do valor medido em relação ao valor verdadeiro da grandeza. A precisão, por outro lado, está relacionada com a concordância das medidas, entre si, ou seja, quanto maior a dispersão dos valores, menor a precisão. Esta variável pode ser expressa de varias maneiras, mas diz-se que quanto maior a grandeza dos desvios menor a sua precisão. Precisão não implica obrigatoriamente exatidão, pois um conjunto de mediadas podem ser precisos, mas exatos, haja vista que os valores encontrados podem ser concordantes entre si, e discordantes em relação ao valor verdadeiro.
Para a realização dos experimentos foram utilizados alguns instrumentos, como Pipeta Graduada, Pipeta Volumétrica, Balão Volumétrico, Béquer, Erlenmeyer, Proveta, Bureta, Tubos de Ensaio, que devem ser manipulados com extremo cuidado para diminuir ao máximo os erros. Alguns destes erros são aleatórios em função das interferências decorrentes do meio que envolve o experimento,