trabalho no feudalismo
Contexto (anterior à época feudal): O período denominado antiguidade clássica ou período antigo, se inicia aproximadamente no ano 4000 a.C. e termina no ano 476 d. C.
Neste período o modo de produção é baseado na mão de obra escrava, a escala de produção era baixa, o que se produzia era para consumo, ou seja, não era fundamentalmente visando o enriquecimento, havia a exploração da mão de obra escrava para a subsistência da elite, o escravo era um objeto de alto valor comercial - se existia comércio, logo existia lucro- apenas os mais ricos possuíam escravos, mas a escravidão era diferente da que ocorreu nas Américas e na África, os escravos, principalmente no Império Romano eram de certa forma bem tratados, em comparação aos escravos que foram comercializados pelos portugueses. Na antiguidade predominava o trabalho artesanal.
Fim do império romano e início do feudalismo: A população das cidades caiu por todo império devido ao colapso comercial e industrial, enquanto o número de em Roma era de 320 mil, em Constantinopla haviam apenas oitenta mil cidadãos,Os trabalhadores desempregados se fixaram no campo e tentaram produzir eles mesmos os bens que queriam, desmonetizando a economia e acabando com a divisão de trabalho, ocorrendo uma drástica redução da produtividade da economia, esses fenómenos resultaram na criação do primitivo sistema feudal baseado na auto-suficiência de pequenos territórios economicamente independentes. com seu sistema económico destruído, a produção de armas e a manutenção de uma força militar defensiva se tornaram infinanciáveis, o que facilitou enormemente as invasões dos bárbaros. O feudalismo surgiu depois da desintegração do império Romano,devido as invasões bárbaras, no século V.mas estes invasores não destruíram tudo da civilização romana, pois as novas sociedades que estavam surgindo, eram uma mistura de povos,dos conquistadores e dos conquistados. A