Trabalho Negligencia
Curso de Educação Profissional Técnica em Nível Médio em Segurança no Trabalho
TRABALHO DE PREVENÇÃO E CONTROLE DE PERDAS II
Introdução
Negligência – É ato de omitir determinada situação, por motivo desatenção, preguiça, indiferença ou desleixo, quando se deveria e poderia agir com as devidas cautelas. Exemplo: O empregado ou empregador que não cumpre as normas preventivas de segurança e saúde do trabalho.
Desenvolvimento
A prevenção aos acidentes do trabalho é a ferramenta mais importante para evitar a incapacitação de milhares de trabalhadores. A prevenção aos acidentes do trabalho é a ferramenta mais importante para evitar a incapacitação de milhares de trabalhadores, apesar de muitas empresas não entenderem a prática como um investimento rentável. Enquanto este quadro não mudar será difícil conseguir reduzir o número de acidentes de trabalho.
O profissional da área de saúde e segurança do trabalho tem um papel fundamental no controle da negligência por parte dos empresários, esse trabalho é feito com base em conscientização as empresas sobre os benefícios de se investir nas questões de segurança, a sanções sofridas por não cumprir os requisitos legais e ao risco que o seu negocio corre por negligenciar as normas de saúde e segurança do trabalho.
Conclusão
Nós profissionais da área de segurança devemos nos posicionar, e não ficarmos em cima do muro, e sim assumir nossa responsabilidade.
Como facilitadores devemos mostrar aos empresários que segurança é investimento e não custo. E aos colaboradores mostrar que estamos comprometidos e não iremos permitir que atos de negligência aconteçam nas entidades.
Sabemos que os maiores prejudicados com a negligencia e o profissional e seus familiares, que com a falta ou falha no investimento em segurança, a omissão se torna uma pratica frequente.