PROJETO “O ALTO CUSTO DA NEGLIGÊNCIA NA SAÚDE E NA SEGURANÇA DO TRABALHO NA CONSTRUÇÃO CIVIL”
1. INTRODUÇÃO
Sabe-se que, hoje em dia, saúde e segurança são indispensáveis quando se intenciona sustentar um ambiente de trabalho benéfico e fecundo. Essas ações estão inteiramente ligadas à valorização do ser humano como fator principal para o sucesso de qualquer organização, principalmente no que diz respeito à construção civil, por ser um ambiente propício a provocar acidentes e a causar doenças nos trabalhadores dessa área.
A propagação de informações sobre a prevenção de acidentes e doenças do trabalho se torna determinante para que a qualidade de vida no ambiente de trabalho seja aquilatada em um mundo em que, diariamente, as descobertas e novidades tecnológicas crescem continuamente.
Tendo em vista o alto custo que os descuidos com a saúde e a segurança trazem aos empresários da construção civil, acredita-se que o trabalho educativo dentro das empresas é de extrema importância, pois permite que haja cada vez mais trabalhadores e empresários conscientes da importância da saúde e segurança do trabalho.
É imprescindível que a indústria da construção civil e os órgãos institucionais brasileiros, levando-se em consideração a responsabilidade social que possuem, se atentem ao desenvolvimento de empreendimentos que possam possibilitar a redução de problemas tão sérios.
2. OBJETIVOS
OBJETIVO GERAL
O objetivo principal deste trabalho é mostrar o quanto custa para as empresas de construção civil a negligência com a saúde e a segurança dos trabalhadores.
OBJETIVOS ESPECÍFICOS
Determinar os agentes prejudiciais à saúde que incidem no ambiente laboral da construção civil;
Conscientizar os empregados e empregadores, sobre a importância da saúde e da segurança no trabalho;
Observar as normas de segurança nos locais de trabalho;
Confeccionar, a partir da determinação dos agentes ambientais, o mapa de risco para as empresas pesquisadas;
Estudar o lay-out