Amassar de latinha
Muita gente ainda não conhece os termos ou conhece e se confunde, a imperícia é mais fácil de entender, mas a negligência e a imprudência caminham quase juntas, mas em sentidos opostos.
A linha que os separa é muito tênue, Negligência, Imprudência e Imperícia, são termos que levam a atos bem parecidos.
Negligência:
Também conhecida como falta de cuidado ou aplicação ou desatenção. A negligência implica em omissão aos deveres que as circustâncias exigem.
Negligencia é quando aquele que deveria tomar conta para que uma situação não acontecesse, não presta a atenção requerida e deixa acontecer. Desatender, não cuidar, desprezar algo que tem a obrigação de fazer, a falta de cuidado ou de precaução em atos como não usar EPI’s obrigatório, resultando negativamente em determinada situação, pondo em risco a si próprio ou a terceiros. Assim a negligência é a falta decorrente de não se acompanhar o ato com a atenção que se deveria, tornando-se uma omissão.
É o caso da pessoa que sai para passear com a família de carro, mesmo sabendo que o mesmo está com os freios estragados, acontece uma batida por falta do freio e a família morre. Ele não queria, e nem assumiu o risco de matar a família, mas sua conduta resultou na morte de todos. Outro exemplo é um pai de família que deixa uma arma carregada em local inseguro ou de fácil acesso a crianças, pode causar a morte de alguém, por sua atitude negligencia.
Exemplos Reais de negligência:
[pic]
O derramamento de óleo poderia ter sido evitado se a empresa se atentasse para itens básicos de conservação da plataforma petrolífera. Configurando-se também um ato de negligência por parte da empresa.
Imprudência:
Tem a ver com algo mais do que mera falta de atenção ou cuidado, mas o ato pode até se revelar de má fé, ou seja, com conhecimento do mal e intenção de praticá-lo. É o ato de agir perigosamente, com falta de moderação ou precaução, consiste na violação das regras ou leis, um