trabalho na escola
Aluno: Lucas Matheus ribeiro de melo
3º PERIODO EJA
DATA 25/09/2013
ASSUNTO: FUSO HORÁRIO, FUSOS DO BRASIL NA ATUALIDADE COM LEI ANO E O GOVERNO QUE OFICIALIZOU A MUDANÇA.
INTERPRETANDO OS FUSOS HORÁRIOS
Alguns movimentos da terra devem-se à atração e repulsão exercidas pelos outros corpos celestes, especialmente os planetas do sistema solar. Dentre esses movimentos, os mais importantes são:
A rotação, que o planeta executa ao girar em torno de seu próprio eixo, responsável pela sucessão dos dias e noites.
A translação, que a terra executa em torno do sol e que propicia a estações do ano, que têm início nos solstícios e equinócios.
Como a terra gira no sentido oeste-leste, as localidades mais orientais, ou seja, mais a leste, têm horas mais adiantadas, enquanto as localidades mais a oeste têm horas mais atrasadas, em relação ao ponto em que você estiver.
Horas atrasadas R Horas adiantadas Referencial da posição
O ponto referencial mais importante dos fusos é o meridiano de Greenwich.
Os fusos horários foram criados por meio de uma reunião de 24 países, em 1884, na cidade de Washington. Nessa ocasião, estabeleceram-se 24 fusos de uma hora, tendo como referência o tempo em que o planeta Terra leva para dar uma volta completa em torno do seu próprio eixo, aproximadamente 24 horas (23 horas, 56 minutos e 4 segundos). Nesse sentido, a partir da divisão da circunferência da Terra (360°) por 24, obtém-se a medida de cada fuso horário: 15°.
O Meridiano de Greenwich é o marco inicial (0°). Conforme se desloca para leste ou oeste de Greenwich, os fusos são alterados. Partindo do princípio de que a Terra gira de oeste para leste, os fusos a leste de Greenwich têm as horas adiantadas (+). Já os fusos situados a oeste têm as horas atrasadas (-) em relação à hora de Greenwich.
O Brasil apresenta grande extensão territorial. No sentido