Trabalho Muros
Este trabalho tem como objetivo a aquisição de uma nota da disciplina Estruturas de Contenção , do curso de Tecnologia em Construção de Edifícios. Bem como proporcionar o conhecimento dos diversos tipos de contenção através de muros.
2. Introdução
De acordo com suas necessidades, os povos das antigas civilizações foram os primeiros a desenvolverem técnicas de construções de muros, acompanhando o desenvolvimento dos armamentos bélicos. Os muros representavam símbolo de riqueza e poder de um povo, sua expansão cresceu até chegarem à forma de muralhas. Desta forma, a mão-de-obra passou a ser numerosa e sua extensão de área construída podia ser prolongada por quilômetros.
Os materiais utilizados para construir variavam de acordo com o espaço e o tempo da construção, que muitas vezes faltavam por conta da escassez de matéria prima, assim surgiram novas tecnologias construtivas, realizadas com os recursos disponíveis na região, o que torna essas estruturas arquitetônicas integradas ao local na qual foram projetadas.
Desta maneira, pode-se hoje em dia observar como se deu à construção em várias partes do mundo. A grande quantidade de pessoas a serviço das construções contribuiu amplamente para o surgimento da diversidade de tamanhos, formas, materiais e técnicas. E cada um desses fatores varia de acordo com a cultura de cada região, expressando todo o simbolismo existente.
Com o passar do tempo o contato com as diversas culturas aumenta, através de relações comerciais ou através da dominação de uns sobre outros povos, onde as culturas de uma forma ou de outra sofrem influências culturais. Assim as arquiteturas de origem local passam a competir com outras de origem global.
Muros de arrimo
São estruturas corridas de contenção, apoiadas em fundações rasas ou profundas, destinadas e projetadas para conter maciços de terra e/ou de água cujos parâmetros se aproximam da posição vertical.
Os muros de arrimo podem ser de vários tipos: gravidade (construídos de