Resumo Do Filme Entre Os Muros Da Escola Trabalho Da Facul
O Filme “Entre os Muros da Escola”, é um filme baseado em um universo escolar, em uma escola na periferia de Paris, França. O Professor François, quer fazer com que os alunos não aprendam só o que tem que ser aprendido na escola, mas saber lidar com os conflitos que eles têm no dia a dia, mas não é uma tarefa fácil.
Existe uma aluna no filme negra chamada Khoumba, que sofre problemas e ainda é chamada de insolente quando responde o professor. Na realidade existe muitos conflitos em questão de raça, etnia, classe social, esses casos são bastante abordados no filme.
O filme identifica muito com a maioria dos jovens de hoje, da vida real, que acham que tudo é bagunça e são melhores que os outros, mas, na realidade, no caso do filme, trata-se de um “escudo” para não mostrar (esconder) a própria realidade e até mesmo o que eles veem no dia a dia, no seu circulo social. E o filme identifica muito também com o professor, com relação entre professor e aluno, que alguns alunos não enxergam o professor com devido respeito, e que também alguns professores não conseguem ter o devido respeito com seus alunos, se dando ao respeito.
O que nos faz refletir no filme é o modo que devemos educar diante das adversidades quando nos tornarmos educadores. Se devemos nos interagir, como interagir, ou seguir o “clichê” de muitos professores. Acredito que devemos não só ensinarmos as lições básicas, mas as lições da vida, o que os alunos irão se deparar no mundo. O mundo de hoje evoluiu muito, porém, existe maldade e a vida não irá poupar a quem não tiver jogo de cintura para enfrentar. Nós como educadores, temos importância na vida deles e as vezes a nossa opinião pode ser muito, ou até mais importante para eles do que de outras pessoas.
Quem nunca teve um professor que não esquece? Seja ele bom ou ruim? Então devemos conseguir fazer com que eles tenham lembranças de nós como uma pessoa que acrescentou algo em suas vidas, não como mais um