Trabalho De Solo Muro De Arrimio
573 palavras
3 páginas
DEFINIÇÃOMuros são estruturas corridas de contenção de parede vertical ou quase vertical, apoiadas em uma fundação rasa ou profunda. Podem ser construídos em alvenaria ou em concreto , ou ainda, de elementos especiais. Os muros de arrimo podem ser de vários tipos: gravidade ,de flexão e com ou sem tirantes.
Muros de Gravidade Muros de Gravidade são estruturas corridas que se opõem aos empuxos horizontais pelo peso próprio. Geralmente, são utilizadas para conter desníveis pequenos ou médios, inferiores a cerca de 5m. Os muros de gravidade podem ser construídos de pedra ou concreto, gabiões ou ainda, pneus usados.
Muros de concreto ciclópico
Estes muros são em geral economicamente viáveis apenas quando a altura não é superior a cerca de 4 metros. O muro de concreto ciclópico é uma estrutura construída mediante o preenchimento de uma fôrma com concreto e blocos de rocha de dimensões variadas. A sessão transversal é usualmente trapezoidal.
A dosagem do concreto ciclópico deve atender aos seguintes critérios: percentual do agregado miúdo em relação do volume total do agregado: entre 35% a 40%; percentual da pedra de mão em relação do volume total do agregado: 30% no máximo
Para muros com face frontal plana e vertical, deve-se recomendar uma inclinação para trás de cerca de 5 graus a 10 graus , de modo a evitar a sensação ótica de uma inclinação do muro na direção do tombamento para a frente. Pode-se realizar a drenagem na face posterior do muro através de uma manta de material geotêxtil. Neste caso, a água é recolhida através de tubos de drenagem adequadamente posicionados.
Para um comportamento satisfatório de uma estrutura de contenção, é fundamental a utilização de sistemas eficientes de drenagem. Os sistemas de drenagem podem ser superficiais ou internos. Em geral, os projetos de drenagem combinam com dispositivos de proteção superficial do talude.
Na verificação de um muro de arrimo, seja qual for a sua seção, devem ser investigadas as seguintes