Trabalho de história (muro de berlim)
Construção e Queda Uma crescente hostilidade e a disputa política envolvendo os governos dos Estados únicos e da União Soviética além de seus respectivos aliados, levaram também a divisão de Berlim em duas partes. A parte ocidental da cidade ficou sob influência estadunidense, enquanto a parte oriental permaneceu sob a esfera soviética. Berlim Ocidental- foi rapidamente reconstruída. A cidade dava sinais de prosperidade, tornando-se um lugar atraente para os alemães da parte oriental, onde o ritmo de reconstrução era mais lento. Entre 1949 e 1961,aproximadamente 2,5 milhões de pessoas deslocaram-se do lado oriental para o lado ocidental de Berlim em busca de oportunidades e lierdade. Para tentar impedir a continuidade da fuga em massa, na noite de 13 de agosto de 1961 o governo da Alemanha Oriental rapidamente levantou uma cerca de arame farpado de 150 Km,isolando toda a parte ocidental de Berlim.A partir de 1962 ,essa cerca foi transformada em um muro de concreto,reforçado com torres de vigilância,alambrados e zonas minadas.Enquanto operários trabalhavam na construção do muro,soldados vigiavam a área e tinham ordens para atirar em quem tentasse atravessar do lado oriental para o lado ocidental. Aqueles que concordavam com o governo chamavam-no de Muro Antifascismo.
Porém quem apoiava o regime da Alemanha Ocidental considerava o Muro de Berlim,uma prova do desrespeito com dos comunistas a um dos princípios básicos dos direitos humanos,segundo o qual todos tem direito de sair e regressar a ele,inclusive o país onde nasceram.Por isto deram ao muro o nome MURO DA VERGONHA.
Essa divisão durou até 1990,embora contrariasse a vontade da maioria dos alemães.
Queda
O muro de Berlim era o símbolo da divisão entre os blocos capitalistas e socialista. Em 9 de novembro de 1989, com a crise do sistema socialista no leste da Europa e o fim deste sistema na Alemanha Oriental, ocorreu a queda do muro.