Entre os Muros da Escola trabalho individual de sociologia
Este trabalho surgiu no âmbito da disciplina de Sociologia da exclusão e marginalidade social, lecionada pelo docente Francisco Silva. Das diferentes temáticas facultadas pelo docente da disciplina, escolhi o filme “Entre os Muros da Escola” (“Entre les Murs”), um filme realizado por Laurent Canted em França, no ano de 2008.
Inicialmente o interesse e curiosidade pelo filme surgiu pelo seu nome. “Entre os Muros da Escola”, fez-me perceber que a história retratada no filme teria como temática uma escola, o seu sistema de ensino e histórias de vidas de alunos dentro dessa. Despertando-me então a curiosidade e a vontade de ver este filme, visto o contexto escolar ser uma das áreas de interesse profissional com futura Educadora Social.
2) “Entre os Muros da Escola” – O Filme
“Entre os Muros da Escola”, tradução do nome original do filme “Entre Les Murs”, foi realizado em França, tendo sido lançado no ano de 2008. Este drama, com duração de 128 minutos, ganhou o prémio da Palma de Ouro de Cannes, no ano do seu lançamento, tendo como diretor Laurent Canted.
Este filme baseado na obra literária de François Bégaudeau, tem como atores principais François Bégaudeau, no papel de um professor de francês (professor François Marin), Esmeralda Ouertani, no papel de Esmeralda uma das alunas da turma onde o professor Marin leciona. Sendo Rachel Regulier (Khoumba no filme), FranckKeïta (Souleymane), BoubacarToure (Boubacar), Wei Huang (Wei) e Carl Nanor (no papel de Carl) colegas de turma de Esmeralda.
É de salienta que esta história é uma mistura entre ficção e documentários, as personagens desta narrativa, alunos verdadeiros e não atores verdadeiros assim bem como o professor Marin. Tendo mesmo as narrativas deste filme surgido ao longo dos encontros semanais realizados entre todos, de modo espontâneo e livre.
3) Resumo do Filme
Este filme decorre ao redor do professor de francês François Marin, e de uma das suas turmas problemáticas, numa escola em