trabalho morse
Instituto de Ciências Exatas e Biológicas – ICEB
Departamento de Computação – DECOM
Disciplina: Algoritmos e Estrutura de Dados I – CIC102 / 20091
Professor: David Menotti (menottid@gmail.com)
Trabalho Prático 6
Árvores Digitais - Código Morse
Valor: 0,5 pts (5% da nota total)
Documentação não-Latex: -0,1 pts
Impressão não Frente-Verso: -0,05 pts (não ecologicamente correto)
Interface gráfica: +0,1 pts
Data de entrega:
30/06/2009
O objetivo deste trabalho é utilizar árvores digitais para armazenar e pesquisar o código morse, conforme será descrito abaixo. Observe que as árvores digitais vistas em sala de aula são estruturas para armazenarmento e pesquisa de chaves com tamanho fixo. Neste trabalho prático, sugiro que vocês adaptem estas estruturas para armazenar e pesquisar o código morse que tem tamanho de chave variável. Suponha que no dia 10 de junho de 2010 (véspera do jogo de abertura da Copa do Mundo)... um avião em que você estaria viajando para a África do Sul para assistir a copa do mundo caiu no meio do
Oceano Atlântico. Milagrosamente todos sobreveriam e conseguiriam nadar até a ilha deserta mais próxima. A ilha não teria comida nem água, mas o grande problema na verdade seria: Como assistir os jogos da copa do mundo !?!?! Sem rádio e televisão, a única opção seria fazer um “gato” no cabo de telégrafo submarino e conseguir as informações transmitidas em Código Morse. Como único estudante de Ciência da Computação na ilha, você estaria encarregado de fazer um programa em seu notebook para converter as mensagens em código Morse para texto, de forma que vocês poderiam ao menos acompanhar as notícias da copa.
No Código Morse, cada símbolo do alfabeto é codificado através de pontos (.) e traços (-) conforme a tabela abaixo. Espaços são utilizados como separadores de símbolos e a / é usada como separador de palavras. Por exemplo a mensagem ISSO EH UM EXEMPLO é codificada:
.. ... ...