trabalho microbiologia e imunidade
E IMUNONIDADE
TEMA:
• CRIPTOCOCOSE
• Também conhecida como: Torulose , Blastomicose Européia ou doença de Busse-Bushke.
HISTÓRICO DA DOENÇA
A critococose e uma doença infecciosa causada por um fungo, que esta espalhada por todo o mundo, acometendo mamíferos doméstico, como o cão e o gato, animais silvestres e homem.
Esta enfermidade é uma micose sistêmica , que pode ser subaguda ou crônica . O agente etiológico é o Cryptococcus neoformans, que esta presente em frutas, mucosa oronasal de animais e seres humanos, principalmente, no solo que esta contaminado por excretas de aves,permanecendo viável até dois anos.
Essa doença foi reconhecida como fúngica do homem por Busse em 1894 .e em 1901, Sanfelice isolou o agente de linfonodo de bovino e o chamou de Toluropsis neoformans.
O fungo isolado por Busse recebeu o nome de Cryptococcus hominis, e em 1934 , foi comprovada que os dois eram um único agente, que, em 1950, recebeu o nome de Cryptococcus neoformans.
Até hoje são conhecidos cinco sorotipo deste fungo: A, B, C, D, e AD, nos quais são divididos em três variedades:
C.neoformans, variedade neoformans do sorotipos A , AD, D, que esta relacionada a fontes ambientais como solos contaminados com excretas de aves.
C.neoformans, variedade grubii, que é do sorotipo A.
C.neoformans, variedade gatti que é do sorotipo B e C, esta há uma hipótese de que esta variedade teria alcançado varias parte do mundo. A infecção por este agente se dá , geralmente, pelas vias a erógena através da inalação de esporo desse fungo, resultando em infecção primaria do sistema respiratório , principalmente a cavidade nasal. Após a infecção o C.neoformans pode espalhar-se através da circulação sanguínea ou linfático .
SINTOMAS
Não há transmissão de pessoa para pessoa ou de animais para homens. Os sintomas podem ser
: cefaleia fortíssima, continua ou intermitente; diplopia: visão dupla ,diminuição da visão chegando ate mesmo a