Trabalho metodologia
Os sinais e os esforços de construção de uma universidade onde inteligência se unem para conhecer, criar e produzir conhecimento. Na antiguidade clássica, o ocidente principalmente ne Grécia e em Roma, dispunha escolas tidas como de alto nível, para formar especialistas em medicina, filosofia, retórica, direito. Discípulos reuniam com os mestres onde o conhecimento era zelosamente transmitida , aos discípulos cabia aprender.
As tumultuosas invasões bárbaras, entre os séculos V e X, interromperam esse processo de ensino superior. Entre o final da idade média e a reforma que nasce a universidade sendo assim a igreja católica desse tempo a responsável pela unificação do ensino superior em um só órgão , a universidade em que ocorre um esforço da igreja no sentido de fundamentar a sua ação política e religiosa, nessa época o forte clima religioso determinado pela igreja católica que gerava o dogmatismo e as universidades não ficavam ilesas do ambiente dogmático. É nesse tempo que nasce e se cultiva nas escolas universitárias, o abito das discussões abertas, dos debates públicos.
Grande parte do trabalho intelectual gravita em torno das verdades da fé, religião, estudos filosóficos e a filosofia são cultivado, Aristóteles, Platão e outros filósofos gregos são muitos explorados pela escolásticas com influencia no pensamento ocidental é ainda hoje sentida. As qualidades hoje requeridas para o trabalho cientifico com rigor, seriedade, lógica do pensamento, busca da prova e etc.
Os movimentos de renascença e da reforma e contra reforma inauguram a idade moderna. É marcante nesse momento uma crescente rebelião burguesa contra a ordem medieval.