Trabalho mecanização
FACULDADE DE AGRONOMIA
AGR 3016- MECANIZAÇÃO AGRÍCOLA
ANÁLISE E ESTUDO DA MECANIZAÇÃO DE UMA UNIDADE DE PRODUÇÃO
AGRÍCOLA FAMILIAR
Aline Dutra, Camilo Grala, Lucas Zulpo
Marcella Rocha, Rafael Hilário
1. INTRODUÇÃO
O Lami é um bairro pertencente ao município de Porto Alegre, situada na Depressão Central. Geologicamente a estrutura do terreno portoalegrense é muito antiga. A cidade está localizada dentro dos limites da Bacia do Paraná, uma extensa bacia sedimentar que se estende para o norte até o centro do Brasil, cujos primeiros sedimentos foram depositados no Paleozoíco, com vários acúmulos posteriores. Quanto à hidrografia, Porto Alegre faz parte da Bacia Hidrográfica do Guaíba.
O clima de Porto Alegre é classificado como subtropical úmido tendo como característica marcante a grande variabilidade. A presença da grande massa de água do lago Guaíba contribui para elevar as taxas de umidade atmosférica e modificar as condições climáticas locais, com a formação de microclimas. As chuvas são bem distribuídas, com a média anual permanecendo em torno de 1.300mm. O mês mais chuvoso é setembro, com média de 132 mm, e o mais seco é novembro, com 79 mm. Janeiro e fevereiro têm a temperatura média mais alta do ano, chegando a 31°C, e junho e julho a mais baixa, com 9°C. A umidade relativa do ar média é de 76% e podem ocorrer geadas e fenômenos como chuvas em excesso e secas decorrentes de fenômenos como El Ninõ e La Ninã.
Os solos predominantes na região do Lami, no Município de Porto Alegre, são classificados na Unidade Geotécnica 4: Solos Hidromórficos (segundo Diagnóstico Ambiental do Município de Porto Alegre – Equipe Técnica da UFRGS). Esta Unidade Geotécnica agrega solos sedimentares de diversas classes (solos em planícies com microrelevo – planossolos; solos em depressões – gleiss; solos aluviais). Ocorre em áreas de cotas baixas, com relevo plano, nível da água superficial e más condições de drenagem.