Trabalho maturidade organizacional e integraçao de projetos
Independente do porte da empresa, convencer os gerentes, administradores, coordenadores e/ou líderes a atuarem em uma metodologia de projetos é uma função árdua, pois não se trata apenas de uma burocracia que deverá ser trabalhada na rotina da empresa. Conseguir o engajamento dos executivos, é um dos maiores desafios para implementar o gerenciamento de projetos. Uma vez obtido o apoio deste nível da organização, é possível contagiar os demais colaboradores que fazem parte de suas equipes.
Desenvolvimentos e melhorias implementadas através de um projeto organizado e integrado com todas as áreas da empresa que possam ser impactadas, pode garantir bons resultados. O planejamento dos projetos precisa de atenção com gestão de programas, que direciona a atenção para a parte estratégica do negócio, e a gestão de portfólio, que administra os valores do projeto dentro da empresa e retorno de investimentos, como duas tendências de atividades que podem fazer dos projetos uma história de sucesso.
AQUI VALE A PENA DESTACAR ALGUMA COISA SOBRE PEQUENAS EMPRESAS TEREM UMA FORMAÇÃO FAMILIAR? 2 – Quais os principais benefícios de ter uma Gestão de Projetos (Portfólio) alinhados com o Planejamento Estratégico
São inúmeros os benefícios trazidos para uma organização através da gestão de portfólio. Pode ser citado, como exemplo: - Eliminação de projetos duplicados. Projetos idênticos ou similares, sendo conduzidos em duas ou mais áreas na empresa podem ser fundidos em um só, reduzindo custos e evitando incompatibilidades no futuro;
- Combinação de projetos gerando economias de escala. Projetos que, embora idênticos, fazem sentido de serem executados juntos, pela mesma equipe e próximos no tempo. Um exemplo seriam projetos que produzem muitas entradas um para o outro.
- Visão clara da interdependência entre projetos. É mais fácil perceber quais saídas do projeto A devem ser