Critica
ITPAC – Instituto Tocantinense Presidente Antônio Carlos
Curso de Sistemas de Informação
CMMi -Dev
Araguaína/TO
Outubro/2013
CMMi - Dev
Trabalho apresentado como requisito parcial para obtenção de nota na disciplina de Engenharia de Software II do curso de Sistemas de Informação da FAHESA/ITPAC.
Profª Orientadora: Me. Márcia Maria Savoine.
Araguaína/TO
Outubro/2013
1. Introdução CMMi – DEV O CMMi-Dev é um modelo de maturidade que consiste na melhoria de processos para desenvolvimento de produtos e serviços em software, cuja as práticas associadas a atividade de desenvolvimento e manutenção resultam na cobertura do ciclo de vida do produto, desde o início a finalização do mesmo.
2. Quanto ao CMMi – DEV Este modelo tem como práticas a cobertura de processos em gestão de projeto, engenharia de sistemas, de hardware, software e demais atividades de suportes aplicados ao desenvolvimento e manutenção dos produtos.
Figura 1. As áreas de processo do CMMi – Dev. Fonte: www.isdbrasil.com.br (Acessado em 27/10/2013). O modelo CMMi – Dev possui uma estrutura dívida em etapas evolutivas de cinco níveis de processo de maturação, que por sua vez contém metas especificas e genéricas para a melhor pratica deste modelo. Cada processo de maturidade fornece diversos fundamentos para melhoria de processos, cuja disciplina compreende um conjunto de objetivos importantes para a qualidade no resultado final, a fim de melhorar os fluxos da organização. Tais níveis de maturidade são designados em ordem numérica, como pode ser verificado a seguir:
Nível de maturidade 1 – Inicial: consiste tipicamente no não fornecimento de processos organizacionais, cujo desenvolvimento não é estável. Ou seja, as práticas de gestão não são bem