Trabalho Marketing Imobiliário FGV
Após a leitura de um trecho do estudo realizado pela consultoria Ernest-Young Terco em conjunto com a Fundação Getúlio Vargas, denominado Brasil Sustentável – Potencialidades do Mercado Habitacional os deverão responder as seguintes questões:
a) Análise das mudanças da pirâmide etária no Brasil, da taxa de natalidade e da idade média da população, sua projeção até 2030, e como isso poderá influenciar o mercado imobiliário no país nos próximos anos?
Analisando a pirâmide etária do Brasil que compara o perfil da população de 2007 ao perfil da população de 2030, nota-se o envelhecimento da população no país. Em 2007 a média de idade da população no país era de 29,8 anos e 45,7% da população já estava com 30 anos ou mais. Em 2017 a idade média será de 32,5 anos e 51,5% da população terá 30 anos ou mais.
A pirâmide mostra que nos próximos anos aumentará o número pessoas em idade adulta, ou seja, teremos o surgimento de novas famílias que vão demandar novas moradias.
A situação econômica do país também favorece o surgimento precoce de novas famílias e antecipação da decisão de ter filhos. Os estudos apontam para um perfil de população com famílias com menor número de pessoas, renda mais alta, nível de escolaridade mais elevado, mulheres com maior participação no mercado de trablaho, aumento da expectativa de vida e demais fatores sociais e demográficos que, aliados a um crecimento populacional na ordem de 1,1% até 2017 e inferior a 1% em 2030, irão influenciar na dinâmica do Mercado Imobiliário nos próximos anos. Nos próximos 23 anos surgirão cerca de 20 milhões de novas famílias no país.
O amadurecimento da população altera a configuração da necessidade habitacional do país, pois, pessoas em diferentes faixas etárias desejam imóveis com características distintas. Com a situação econômica favorável irão surgir públicos diferentes dos apresentados até então: Serão jovens solteiros em busca de