Trabalho Marcia 2
O texto trata de uma discussão sobre a centralidade da categoria do trabalho só Serviço social, onde mostra a profissão aliada a vertente marxista, em sua inserção sobre o processo de trabalho.
O Serviço Social se insere frente a um projeto coletivo societário isso no contexto histórico da conjuntura onde vivia.
TRABALHO : CATEGORIA EM CRISE?
No século XIX reconstruiu a estrutura e a dinâmica da sociedade capitalista a partir da origem do trabalho.
Com o capitalismo em crescimento cresceu também o problema central do mundo contemporâneo, em relação a classe burguesa e a classe trabalhadora.
Restringem –se as oportunidades de trabalho pois com a introdução das maquinas o trabalho já não necessita tanto do trabalho humano .com isso o desemprego cresceu fazendo dessa forma crescer a pobreza e a miséria.
OFFE , ao analisar a politica social , enfatiza o papel do Estado no processo de trabalho onde se faz distinguir a proletarização passiva e proletarização ativa, uma fase politica do processo de proletarização.
Segundo o autor pode-se concluir que “o proprietário da força de trabalho só se torna assalariado como cidadão, a medida que as flutuações anárquicas entre a oferta e procura impõe um sistema social de fora do processo produtivo para assegurar a reprodução da força de trabalho”(p.92)
Não se pode pensar em proletarização sem considerar as funções que constituem as politicas sociais do Estado, ou seja conjunto de relações estratégias que produzem essa transformação de proprietário da força de trabalho em assalariado.