ATPS Teoria da Contabilidade
Centro de Educação a Distância
ATPS – Atividades Práticas Supervisionadas
TEORIA DA CONTABILIDADE
Prof. Maria Juliana Leite Kirchner
Carla de Oliveira Santos – RA 7700621146
Clayton R. Reis Celestino – RA 7374585089
Francine Costa Sales – RA 7584729330
Juliana Martins – RA 7375580992
Linara da Luz – RA 1299690035
Valéria da Silva Santos – RA 7714671314
Sorocaba
2013
1. Introdução
Este trabalho sobre Contabilidade visa melhorar nosso conhecimento sobre sua origem, suas necessidades, bem como sua utilização e suas regras.
Através das leituras indicadas pela Anhanguera e também em sites seguro, verificamos que, de certa forma, desde os primórdios, o homem sentia a necessidade de saber o que tinha de bens, e como ainda não existia a escrita, começou a fazer controle destes bens através de desenhos, figuras ou imagens, e através destas informações era possível quantificar o seu patrimônio, este controle é conhecido como inventário.
Verificamos que o desenvolvimento da contabilidade foi lento, porém foi ganhando espaço, e durante um longo período foi tida como arte da escrituração mercantil, utilizava técnicas específicas, as quais foram aperfeiçoadas, sendo algumas delas aplicadas até hoje.
Foram vários os intelectuais da contabilidade, porém destaca-se na escola Européia ou Italiana Luca Pacioli, conhecido como o criador das partidas dobradas ( 1494 ), e Fabio Besta ( século XIX ), que deu a contabilidade uma roupagem científica.
Mas no século XX a escola Européia ou Italiana, que cultuava as personalidades e que dava ênfase à teoria, entrou em decadência, dando espaço para a escola Norte Americana ou Anglo Saxônica que visava mais o usuário, a aplicação da contabilidade, a importância da auditoria, bem como, qualidade no ensino das universidades.
Hoje o Brasil se destaca como uma das Legislações Contábeis mais aperfeiçoadas no mundo, com relação às Demonstrações Contábeis.
A finalidade da contabilidade é fornecer/demonstrar de