Trabalho Madeira
O sistema plataforma é composto basicamente de 4 partes distintas em uma edificação térrea: alicerce, piso, paredes e cobertura ou telhado..
PISO:
A fundação deve oferecer uma base para apoio do piso da edificação. Ela assume basicamente três formas distintas: laje de fundação ou “radier”, sapata corrida de concreto armado ou alvenaria ou pilotis simplesmente cravados no terreno ou apoiados sobre blocos. A escolha do tipo de fundação depende da topografia do local, da construção, de aspectos geológicos e arquitetônicos.
Quando o piso é feito de madeira, há necessidade de uma estrutura horizontal apoiada na fundação. Essa estrutura é composta por um vigamento e uma laje que pode ser constituída de chapas de madeira industrializadas de OSB ou compensado estrutural.
A estrutura do piso, dependendo da fundação, é composta de um nível ou dois níveis de vigas. No caso de baldrames de concreto ou alvenaria, um único nível de vigas dá apoio ao piso. No caso de fundação em pilotis, são necessários dois níveis de vigas, um perpendicular ao outro, sendo o vigamento inferior, apoiado sobre os pilotis, suporte para o vigamento superior, denominado barroteamento, o qual recebe diretamente a laje do piso.
A plataforma de apoio da estrutura de madeira pode também ser uma laje de concreto, apoiada diretamente sobre o solo ou vigas de concreto ou alvenaria de bloco ou tijolo comum.
Para aplicação em piso as chapas em geral tem as bordas em macho e fêmea, característica que confere desempenho superior ao piso, pois evita rangidos e deformações indesejáveis oriundas de cargas concentradas.
FUNDAÇÃO:
No caso de fundação em pilotis, são utilizadas normalmente estacas de madeira roliça, tratada, com diâmetro entre 15 e 25 cm. As estacas são enterradas cerca de 1,0 m no solo, e dependendo do solo da fundação, são apoiadas em sapatas para assegurar a capacidade de carga resultante do projeto estrutural. O tratamento da madeira deve atender as especificações