Alavancagem Operacional Trab
Alavancagem operacional ocorre quando um crescimento de x% nas vendas provoca um crescimento de n vezes x% no lucro bruto. O efeito de alavancagem ocorre pelo fato de que os custos fixos são distribuídos por um volume maior de produção, fazendo com que o custo unitário da mercadoria seja reduzido; ou seja, alavancagem operacional tem como ponto de partida o aumento das vendas, em contrapartida aos custos fixos.
É determinada em função da relação existente entre as receitas operacionais e o lucro antes de juros e imposto de renda , conhecido como LAJIR (este conceito confunde-se com o lucro operacional).
O fator n é denominado grau de alavancagem operacional.
Os custos operacionais das empresas permanecem inalterados em determinados intervalos de produção e venda, representando que quanto maior a produção menos e seu peso relativo e vice versa; quando menos se produz mais se sente o peso dos custos fixos. Quando as empresas elaboram projetos pra captar financiamentos, visando aumentar a produção sem aumentar os custos fixos ou aumentando menor do que o crescimento do lucro Antes das Despesas Financeiras e do Imposto de Rendas, elas buscam obter Alavancagem Operacional. Depois de implantado o projeto, se alcançarem seu objetivo, elas produzem “Alavancagem Positiva”; se simplesmente mantêm o mesmo nível anterior ao projeto, elas obtêm o que o mercado chama de “Alavancagem Travada” ou “Alavancagem Constante”; se o resultado for inferior ao lucro anterior, têm como resultado uma “Alavancagem Negativa”. Essa última posição, se indesejável no curto prazo, poderá ser aceita no longo prazo, pois quando da quitação dos recursos de terceiros a situação pode se reverter e, antão, produzir “Alavancagem Positiva”.
O Grau de Alavancagem Operacional (GAO) sempre é evidenciado para níveis específicos de produção e venda . Em outras palavras, para cada ponto da escala de variação do nível de operações haverá um GAO diferente, expressando o número de