Trabalho lpl
- Analisar o tema do poema;
- Analisar as principais características do tema;
- Relacionar a outras escolas literárias.
Poema escolhido:
VELHAS TRISTEZAS
Diluências de luz, velhas tristezas das almas que morreram para a luta!
Sois as sombras amadas de belezas hoje mais frias do que a pedra bruta.
Murmúrios incógnitos de gruta onde o Mar canta os salmos e as rudezas de obscuras religiões — voz impoluta de todas as titânicas grandezas.
Passai, lembrando as sensações antigas, paixões que foram já dóceis amigas, na luz de eternos sóis glorificadas.
Alegrias de há tempos! E hoje e agora, velhas tristezas que se vão embora no poente da Saudade amortalhadas!
(Cruz e Sousa)
Análise:
Este poema é um soneto, são 14 versos com dois quartetos e dois tercetos, o esquema de rimas é a b a b, a temática do texto tem postura subjetiva, que mostra um desejo supremo.
O poema é marcado pela musicalidade, (característica simbolista) com o uso de aliterações, é bem aparente o emprego das rimas , que veio da influência do Parnasianismo, no caso adjetivo e substantivo, entre o primeiro e o quarto versos, e substantivo e adjetivo, entre o segundo e terceiro.
Na segunda estrofe nasce do emprego da assonância, muito utilizada no Simbolismo, que consiste na repetição da vogal, no caso a vogal "a", outro elemento importante em todo o soneto é o misticismo, que se apresenta dominante na maior parte do poema, a fuga da realidade também aparece no poema. O subjetivismo também é uma característica marcante, o poeta tem preferencia ao mundo invisível do que ao visível, representando a tentativa de compreensão da vida pela intuição e pelo