Estetica
FACULDADE INTRAMERICANA DE PORTO VELHO
Curso: Arquitetura e Urbanismo
Disciplina: Estética
Docente: Me. Helena Zoraide Pelacini Almada
Discente: BIANCA SANTOS
1° Período - Vespertino
A Arte e sua Expressão
A arte sempre esteve envolvida com os movimentos sociais, refletindo momentos históricos relevantes ou participando de forma decisiva desses períodos. Esse comprometimento da arte com a sociedade, expondo ideologias e servindo como instrumento de conscientização para o público é chamado de arte engajada. Esse modelo artístico esteve a serviço da emancipação do ser humano durante toda sua história, contudo sendo muitas vezes a única forma de questionamento da realidade, livre do poder imposto por uma sociedade divida em comunismo, capitalistas ou ditadores.
A Arte engajada é onde o artista usa seu talento, a partir de diferentes linguagens, para transmitir seus pensamentos, sua atitude para protestar contra algo que considera errado, ou então como forma de denúncia. Os artistas engajados se comportam como atores sociais ativos, ou seja, o autor não é alienado dos problemas que afligem a humanidade de forma geral. A arte engajada reflete a realidade social, o tempo histórico em que é produzida, a cultura de uma determinada comunidade lingüística.
Essa arte engajada é expressada muito em músicas, filmes, peças de teatro e roupas.
Além disso, podemos citar o pintor Picasso que pintou um quadro sobre a guerra espanhola, protestando pela violência do general Franco.
Essa guerra foi um momento marcante, pois foi onde aconteceu um conflito bélico deflagrado após um fracassado golpe de estado de um setor do exército contra o governo legal e democrático da Segunda República Espanhola. A guerra civil teve início após um pronunciamento dos militares rebeldes, entre 17 e 18 de julho de 1936, e terminou em 1° de abril de 1939, com a vitória dos militares e a instauração de um regime ditatorial de caráter fascista, liderado pelo