TRABALHO LOTEAMENTOS
CURSO DE ENGENHARIA CIVIL
ÁREA DAS CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA
LOTEAMENTOS SUSTENTÁVEIS
Acadêmicos: Aline Vidal e
SavinoBucco
Professor: Sérgio Stares
Joaçaba, abril de 2015.
1. Introdução
Um loteamento sustentável dispõe de infraestrutura capaz de suportar as crescentes necessidades de sua população, sejam elas econômicas, sociais, culturais ou políticas. Soma-se a esses fatores, atualmente, a preocupação com o meio ambiente, que também determina a saúde e a sustentabilidade de um bairro. O planejamento de um bairro sustentável pode levar a empreendimentos econômicos bem sucedidos para uma comunidade, enquanto gera ambiente de vida com qualidade para a população residente, além de minimizar ou amenizar os impactos negativos que são gerados, procurando preservar o meio ambiente.
O bom desenho urbano permite mudanças graduais e flexibilidade de uso nas estruturas de um bairro, tornando-o saudável e sustentável, e permitindo mudanças. A sustentabilidade de um bairro deve contemplar a viabilidade econômica, garantindo a qualidade das tecnologias a serem empregadas, permitindo a realização da gestão dos recursos necessários para a manutenção e operação de suas atividades, garantindo sua qualidade de vida, conservando o meio ambiente e os recursos físicos e naturais.
2. LOTEAMENTOS SUSTENTÁVEIS
A sustentabilidade é um ideal sistemático que se perfaz principalmente pela ação, e pela constante busca entre desenvolvimento econômico e ao mesmo tempo preservação do ecossistema. Podem-se citar medidas que estão no centro da questão da sustentabilidade ambiental: a aquisição de medidas que sejam realistas para os setores das atividades humanas.
Os pontos elementares da sustentabilidade visam à própria sobrevivência no planeta, tanto no presente quanto no futuro. Esses princípios são: utilização de fontes energéticas que sejam renováveis, em detrimento das não renováveis.
Pode-se afirmar que as