Trabalho Linguagens E Direito
Observações:
a) Data de entrega do trabalho: até o dia 26 de março de 2012.
b) Valor do trabalho: 10,0
c) Como organizar o trabalho:
- As questões a serem respondidas são as que seguem abaixo, na forma de pergunta e resposta;
- Qualquer dúvida, entre em contato com a professora através do e-mail: maureen@portal.materdei.edu.br
Professora Maureen
Questões para interpretação – Oração aos Moços – Rui Barbosa:
1) Sobre qual questão Rui Barbosa discorre em seu discurso intitulado “Oração aos Moços”?
Sobre ética, moral, e valores que devem ser pensados e seguidos ao se escolher a profissão em questão, Rui Barbosa repassa aos bacharéis em Direito sua perspectiva de vida quanto à justiça e honestidade, justiça essa que ele quer que os formandos usem ao exercerem a profissão, e tenta passar esses valores para eles como se fosse um pai falando aos filhos.
2) Quais os valores que o autor destaca dentro do texto e por quê?
Um deles é igualdade. Um Juiz, por exemplo, deve olhar para as duas partes a sua frente com igualdade, deve ser imparcial e justo. Deve agir com justiça e ética, tanto com o mendigo quanto com o mais alto dos poderes. O autor destaca valores como igualdade, e justiça acima de tudo.
3) Descreva a linguagem utilizada pelo autor:
Norma culta da língua portuguesa. Usa de palavras que não são comuns no dia a dia. Porém, usa de expressões da normal coloquial também, muitas vezes para se aproximar do leitor.
4) Qual a condição básica, segundo Rui Barbosa, para que o profissional de qualquer área tenha sucesso em sua profissão?
Rui Barbosa diz que cada profissional deve saber bem o que faz, deve fazer com retidão e conhecimento. Aí entra a importância do estudo pleno e constante, e mais uma vez a ética profissional. Ele também diz, que “oração e trabalho são os recursos mais poderosos na criação moral do homem”.
5) Qual a condição básica, segundo Rui Barbosa, para que o profissional do Direito desempenha sua