Trabalho Lingua Inglesa 1
O Ensino de Língua Inglesa, ao longo da história, tem sido determinante pelos interesses sociais, políticos, econômicos e ideológicos passando por momentos de ascensão e declínio. Com isso, o Inglês no mundo não passava de mera expansão da língua, mas também um conjunto de discursos que fazem circular ideias de desenvolvimento, democracia, capitalismo, neoliberalismo e modernização. Resultando em um poder político emergido sob a forma do colonialismo, que o levou pelo mundo a língua a uma era, de acordo com David Crystal “sobre a qual o sol nunca se põe”. Esses fatores fizeram com que o Inglês ganhasse mais atenção em nosso território.
Este breve estudo tem por finalidade percorrer o caminho histórico pela Língua Inglesa, desde o seu primeiro contato com o Brasil, a era colonial com o primeiro contato com os habitantes brasileiros e a finalidade de ensino neste contexto, e a situação atual. Busca compreender o modo que o ensino se desenvolveu e se constituiu, quando tornou-se obrigatória do currículo escolar, suas dificuldades e a metodologia empregada para aquisição , sua várias facetas no decorrer dos anos, mostrar quais foram os primeiros manuais didáticos que determinaram os rumos tomados pelo seu ensino e como de dava a formação dos professores. Também podemos encontrar as dificuldades no ensino público e a necessidade de criar outras instituições de ensino de línguas.
A História
Acredita-se que o primeiro contato do Brasil com a Língua Inglesa tenha ocorrido por volta de 1530, quando um aventureiro inglês conhecido como William Hawkins, traficante de escravos, desembarcou na costa brasileira, tendo assim o primeiro contato com os lusitanos e os nativos.
Mas só com a mudança da corte portuguesa para o Brasil, com a chegada de D. João VI, que os Ingleses tiveram a permissão de estabelecer casas comerciais, dando início ao poder econômico e à grande influência da Inglaterra na vida de nosso país, causando mudanças significativas