TRABALHO LIDERANÇA
QUESTÃO DE ATITUDE
Na atualidade, a competência de liderar pessoas é um diferencialno campo profissional buscado nos candidatos pelas empresas de seleção,pois o que se espera dos profissionais é agilidade na obtenção de resultados, além do desenvolvimento da equipe que lidera. Mas para isso, é necessário também considerar a capacidade e o potencial psicológico dos profissionais em lidar com os outros e consigo mesmo. Ocupar uma posição de liderança e ser bem sucedido exige uma aptidão especial em lidar com os sentimentos e reações de colegas de trabalho, subordinados e superiores. Segundo Eduardo Shinyashiki,ser um líder não é uma tarefa simples. A posição está condicionada a grandes responsabilidades, inclusive a de ser um exemplo a quem trabalha junto. Logo, o líder precisa ser visto como alguém que dá vontade de seguir, que inspira e ensina, que transforma o colaborador num seguidor.
No entanto, a competência de liderartambém pode ser desenvolvida pelas empresas, através de treinamentos e técnicas específicas. É certo que todos nascem predispostos ao exercício da liderança, mas alguns têm uma predisposição especial que facilita o desenvolvimento, como por exemplo a facilidade de comunicação, negociação, visão estratégica, carisma, dentre outros. Isto significa que é possível aprimorar, mas algumas pessoas sempre se destacarão mais que outras no exercício pleno da liderança, por mais esforçado e dedicado que outros sejam (MARTINS, 2014).
No Brasil, infelizmente, os profissionais não são capacitadosnas instituições de ensino para exercer a liderança. As habilidades práticas e técnicas aprendidas em faculdades e cursos não são suficientes. É necessário saber utilizar algumas habilidades importantes, como a capacidade de ouvir, de compartilhar. Conforme pesquisas, aproximadamente 70%dos profissionais assumem um cargo de liderança sem estarem devidamente preparados. Consequentemente, estas pessoas ficam mais suscetíveis ao erro. E os