Trabalho liderança
O conceito popular que se tem a respeito sobre liderança gira em torno de uma ideia bastante mistificada. Assim como as lideranças que marcaram a historia da humanidade, como Napoleão ou Joana D'Arc, um líder surge a partir de uma pessoa comum que possui os mesmos ideais, um objetivo mútuo em relação aos seus seguidores que, em algum momento de crise ou grande necessidade, é elevado ao status de alguém com a capacidade de guia-los rumo à ascensão.
A questão inicial indaga como uma liderança surge a partir dessas pessoas. O primeiro ponto destacado por Deepak Chopra defende a busca pelo autoconhecimento a fim de compreender a motivação do espírito humano. Segundo Chopra, através dessa visão o candidato a líder conseguirá superar os paradigmas naturais do comportamento humano que os levam a constantes disputas infrutíferas.
NECESSIDADE E REAÇÃO
A base do comportamento humano se dá basicamente através de respostas especificas a determinadas necessidades correspondentes, sendo estes estímulos de diferentes naturezas e ambos controlam nossas o interior de nossas vidas. Constantemente nos deparamos com algumas dessas necessidades que, vão desde as mais primárias (alimentação, por exemplo) até as mais complexas (auto-estima, amor, valor espiritual).
Para Chopra, é fundamental que um líder compreenda a hierarquia das necessidades e respostas. Esse conhecimento é uma ferramenta poderosa para satisfazer seus seguidores em no aspecto interior de suas vidas.
Como exemplo, podemos citar os regimes políticos extremistas, como o fascismo que, através do medo, surgem em meio a grandes crises, reação natural à necessidade de sobrevivência, estímulos que na ocasião encontra-se a flor da pele.
A imagem a seguir, mostra a pirâmide da hierarquia das necessidades e respostas desenvolvida por Chopra:
Chopra também desenvolveu uma lista com dez princípios com base na pirâmide de necessidades e respostas para lidar com os mesmos e também resumiu a essência da