Fauvismo
Fauvismo
O Fauvismo foi um movimento que teve inicio em 1901, e teve basicamente dois princípios: a simplificação das formas das figuras e o emprego das cores puras, sem mistura. As figuras não são representadas com exatidão, pois o que os artistas queriam destacar, eram as cores. O nome vem de ‘fauves’ (feras, no francês), por causa da agressividade no uso das cores.
Principais características do fauvismo:
- Uso de cores intensas (Verde, amarelo, azul e vermelho)
- Busca de estabelecer harmonia, tranquilidade, pureza e equilíbrio nas obras de arte.
- Uso de formatos planos, grandes, simples e com traços largos;
- Intenção de demonstrar sentimentos nas obras;
- Temas preferidos: cenas urbanas e rurais, retratos, ambientes internos, nus e cenas ao ar livre.
Principais artistas fauvistas:
- Henri Matisse
- Paul Gauguin
- Georges Braque
- Andre Derain
- Jean Puy
- Paul Cézanne
- Maurice de Vlaminck
Ideias de representação e esboço
Para fazer a atividade, escolhemos uma obra de Bartolomé Esteban Murillo, o nome da obra é “Duas mulheres à Janela” (1670). Iremos “trazer” essa obra para os dias atuais, fazer uma releitura utilizando elementos modernos, frequentemente utilizados por todos nós, desde roupas até celulares e queremos também “atualizar” o ambiente.
Os elementos que pensamos em utilizar são: Celular (para ficar na mão de alguma das moças que estão na janela, para trazer o “ar de modernidade”; Garrafa de cerveja (Também na mão de alguma das moças, para mostrar o quanto a mulher evoluiu desde 1670 até agora, frisando a liberdade de uma certa forma); Roupas atuais; O cenário será baseado no original, porém, possivelmente com algumas características fora do comum para aquela época, e extremamente comum para os tempos de hoje.
A aplicação do conteúdo realizado será feita de uma forma um pouco diferente, queremos aplicar a obra em uma parede fictícia com tijolos a mostra, para deixar toda essa releitura com um certo realismo, como se a obra