Fauvismo
O fauvismo foi um movimento artístico do começo do século XX. Teve inicio em 1901, embora tenha ganhado esta denominação somente em 1905. A palavra tem origem no vocábulo francês fauves que significa feras. O Fauvismo, ou Fovismo, tinha temática leve, baseada na alegria de viver e nas emoções, e não tinha fundamentação ou intenção crítica nem política.
Principais características do fauvismo: - Uso de cores intensas (rojo, verde, amarelo, azul e vermelho); - Busca de estabelecer harmonia, tranqüilidade, pureza e equilíbrio nas obras de arte; - Uso de formatos planos, grandes, simples e com traços largos; - Intenção de demonstrar sentimentos nas obras; - Temas preferidos: cenas urbanas e rurais, retratos, ambientes internos, nus e cenas ao ar livre.
O principal representante do movimento Fauvista foi Henri Matisse, que tinha por característica a despreocupação com o realismo, onde as coisas representadas eram menos importantes do que a forma de representá-las. Por exemplo, “Natureza morta com peixes vermelhos”, pintado em 1911, quando se observa que o importante são as cores puras e estendidas em grandes campos, essenciais para a organização da composição.
Pintores do Fauvismo:
- Henri Émile Benoît Matisse: foi um importante desenhista, escultor e pintor francês. Nasceu em 31 de dezembro de 1869 na cidade francesa de Le Cateau-Cambrésis e faleceu em 3 de novembro de 1954 na cidade de Nice (sul da França). Foi um dos principais representantes do movimento artístico conhecido como Fauvismo.
- Paul Gauguin (1848-1903) nasceu em Paris, França, no dia 7 de junho de 1848. Filho de um jornalista francês e uma escritora peruana, viveu seus primeiros sete anos de sua vida, em Lima, no Peru, para onde seus pais se mudaram fugindo do império de Napoleão III.
Obras dos autores:
- Café em Arles, 1888
- Mulher lendo, 1894