E1
O Processo de Haber Bosch
Larissa Ferreira Gonçalves, 3°B.
Professor: Renato
Química
Poá-SP
2015
Índice
O Processo de Haber Bosch para Produção de Amônia... Pagina 03
Características que determinaram o sucesso do processo... Pagina 03 e 04
Fluxograma... Pagina 04
Utilização... Pagina 04
Referencias... Pagina 05
O Processo de Haber-Bosch para produção de Amônia
Em 1908, o químico alemão Fritz Haber publicou o primeiro trabalho sugerindo a possibilidade técnica da síntese da amônia a partir do nitrogênio e do hidrogênio atmosféricos. Dez anos depois ele ganharia o Prêmio Nobel de Química por esta descoberta. Dois anos após o artigo inicial, em 1910, a empresa Basf comprou sua patente. Carl Bosch, engenheiro metalúrgico da empresa, transformou a possibilidade teórica prevista por Haber em uma realidade prática. Os aperfeiçoamentos renderiam a Bosch o mesmo Prêmio Nobel de Química em 1931.
O processo de Haber é uma reação entre o nitrogênio e o hidrogênio para produzir amoníaco. Esta reação é catalisada com o ferro, sob as condições de 200 atmosferas de pressão e uma temperatura de 450ºC.:
N2(g) + 3H2(g) <--> 2NH3(g) + energia
O catalisador não afeta o equilíbrio, porém acelera a velocidade da reação para atingir o equilíbrio. A adição de catalisador permite que o processo se desenvolva favoralmente em temperaturas mais baixas. No início, para a reação Haber-Bosch, usava-se o ósmio e urânio como catalisadores. Atualmente utiliza-se de maneira extensiva o ferro.
Características que determinaram o sucesso do processo
Temperatura
É de prever temperaturas moderadamente baixas, isto porque se a temperatura do sistema aumentar, a reação tende a ocorrer no sentido em que diminui a temperatura, isto é, no sentido inverso. E como o objetivo é a produção do amoníaco, tal consegue-se com temperaturas da ordem dos 450ºC.
Como as transformações químicas resultam das colisões eficazes entre moléculas de reagentes, para formar os produtos,