E1
Construções de Edifícios
E5 – Revestimento
São Paulo, 05 de novembro de 2014.
Respostas:
1 – Sua principal função é proteger as paredes, os painéis e a estrutura para que os elementos estruturais e de vedação desempenhem suas funções adequadamente durante a vida útil da construção. São eles que diretamente dão a durabilidade dos mesmos, pois impedem a ação direta das intempéries e a infiltração de água, alem de dar um conforto visual.
As argamassas em estado fresco devem ter as seguintes propriedades: trabalhabilidade, consistência, coesão, exsudação e retenção da água, endurecimento, retenção da consistência e adesão inicial. E em estado endurecido devem ter: textura e cor, fissuração, aderência (tração e cisalhamento), resistência superficial, retração de secagem, movimentos térmicos e higroscópicos, teor de umidade de equilíbrio e teor máximo de umidade, e estabilidade.
2 –
Para evitar possíveis patologias no acabamento externo devemos levar em conta a sua camada de fixação, que é responsável por unir as placas cerâmicas ao substrato. Para isso podem ser utilizados: as tradicionais argamassas dosadas na própria obra; argamassas adesivas industrializadas e as resinas de reação. Esses materiais usados de forma correta garantem a segurança e durabilidade dos revestimentos cerâmicos.
Existem vários ensaios para serem feitos nas argamassa, dentre eles podem ser destacados: caracterização física em estado anidro; densidade de massa aparente; densidade de massa e do teor de ar incorporado; deslizamento; resistência a compressão; resistência a aderência a tração; retenção de água e teor de água para obtenção da consistência padrão. Alguns tipos de juntas que podem ser executadas no projeto citado:
Junta estrutural ou de separação: Junta estrutural é o espaço cuja função é aliviar tensões provocadas pela movimentação da estrutura da obra. Devem ser respeitadas em posição e largura, em toda espessura do revestimento.