Fauvismo
Época e Lugar: O fauvismo em fracês fauvisme, "as feras", como foram chamados os pintores não seguidores do cânone impressionista, vigente à época. Foi uma corrente artística do início do século XX.
O estilo começou em 1901 em Paris, mas só foi denominado e reconhecido como um movimento artístico em 1905 e 1907. Segundo Henry Matisse, em "Notes d'un Peintre", pretendia-se com o fauvismo "uma arte do equilíbrio, da pureza e da serenidade, destituída de temas perturbadores ou deprimentes“, usando o impressinismo.
Momento Histórico: O fauvismo foi marco pela Revolução Industrial, que trouxe ao mundo uma dinamicidade e velocidade que não mais permitiam o estudo profundo e pausado de épocas anteriores. Assim deixando o mundo artístico numa ebulição de ideias e experimentação do novo. O aprendizado acumulado é questionado e abre-se espaço aos instintos.
Características: A pintura do movimento é fortemente influenciada por Van Gogh e Gauguin. Marcado pelo primitivismo, pela paixão e cores fortes e puras. A estética é marcada pela desordem e instinto. A tela é plana, abandona-se a tridimensionalidade. O desenho e a forma perdem o valor, sendo a deformidade a preferida entre os artistas. a pincelada violenta espontânea e definitiva; a ausência de ar livre, tão utilizada no movimento anterior; o colorido brutal; a autonomização do real; o uso de cores puras e manchas largas; temas cotidianos que retratavam emoções e a alegria de viver; a tradução de sensações elementares, no mesmo estado de graça das crianças e dos selvagens.
Artistas e suas obras
Henri Matisse: Nasceu em 31 de dezembro de 1869 em Cateau Cambrésis –França. Foi um artista francês , conhecido por seu uso da cor e sua arte de desenhar, fluida e original. Foi um desenhista, gravurista e escultor, mas foi mais conhecido como um pintor. Matisse é considerado, juntamente com Picasso e Marcel Duchamp, como um dos três artistas seminais do século XX. Embora fosse inicialmente