Trabalho Liana
DISCIPLINA: PSICOLOGIA APLICADA
PROFESSORA: MSC. LIANA DANTAS
TURMA: 5º Período
Nome(s): Luís Fellippe Hermógenes Monteiro Marcos Vinícius da Silva Luz;
EXERCÍCIO DE REVISÃO
1) O estudo da subjetividade é particular e colabora para a compreensão da totalidade da vida humana (BOOK, 2005). Partindo dessa observação explique o que é subjetividade e qual a importância do seu estudo para a Radiologia.
R= Subjetividade é o mundo de ideias, significados e emoções construídos internamente pelo sujeito a partir de suas relações sócias, vivências, construção biológica. É a maneira individual de sentir e pensar. Sua importância na radiologia está ligada com a maneira de cada profissional se comportar diante de variados tipos de situações que ocorrem no dia-a-dia, percebendo assim as diferenças individuais e tentando entende-las. Assim como respeitar as limitações de cada paciente tentando os ajudar da melhor forma possível.
2) Ressalte 04 diferenças existentes entre a Psicologia científica e a Psicologia do senso comum. R = Psicologia científica necessita de um objeto de estudo, diversidades de objetos de estudo, estuda o homem, o seu comportamento, a sua consciência e a sua inconsciência. A Psicologia do senso comum é acumulada no dia-a-dia pelas pessoas, é intuitivo, espontâneo, construído de tentativas e erros. 2) Ressalte 04 diferenças existentes entre os tipos de comportamentos: manifestos ou encobertos.
R = A ideia de pensamentos manifestos está relacionada ao comportamento físico de um ser humano, ou seja, atitudes que podemos identificar apenas olhando para o paciente, são estes: a ansiedade que pode ser manifestada através do ato de roer unhas, sacudir as pernas, mexer constantemente nos cabelos, ou ainda o nervosismo onde o paciente fica pálido, gelado ou até mesmo gaguejando. Já os comportamentos encobertos estão relacionados aos pensamentos do pacientes, assim o profissional só poderá identifica-los se ouvir