trabalho legal
Questões para encerramento do semestre
Questão 1:
Explique os determinantes econômicos da Revolução Inglesa de 1640.
Resposta:
A Inglaterra do século XVII era predominantemente um país agrário. A população, em sua maioria, habitava as áreas rurais, sobrevivia de agricultura e lã. O regime predominante até então havia sido o feudalismo, que consiste em latifúndios autossuficientes, de forma que não havia realmente a ideia de uma nação. Com o tempo, as mercadorias de alguns feudos começaram a ser trocadas pelas de outros, por meio da classe social denominada burguesia. Eles não tinham quase nenhum poder dentro de seus feudos, e foram gradualmente criando centros de comércio, baseados no escambo, nas estradas. Esses centros foram ganhando importância, tamanho e força, e foram denominados burgos; o antecedente da cidade moderna. Dentro dos burgos havia diversas profissões, tais como artesãos e aprendizes, e acabaram surgindo inclusive famílias que faziam papel de bancos. Aos poucos, as técnicas foram sendo melhoradas e a qualidade dos produtos subia, de forma que a burguesia se tornou uma classe em ascensão, também conhecidos como pequenos industriais.
O governo cada vez mais praticava os denominados cercamentos, obrigando mais e mais famílias a se mudarem para as cidades e trabalhar nas manufaturas. Desta forma, inúmeros camponeses foram tentar viver nas cidades, tendo de se sujeitar a péssimas condições de trabalho e vida. Assim a Inglaterra viveu um momento de desenvolvimento bastante contraditório, baseado na exclusão social de grande parte de sua população.
Além disso, a própria burguesia, cada vez mais atuante, estava insatisfeita com o poder absoluto nas mãos do rei, uma vez que isso poderia ser um obstáculo à expansão de seus negócios. O que a rica classe queria, na verdade, é ter um poder político correspondente ao seu