Trabalho Karl Marx
Curso: Serviço Social
Nome: Bruna Renata Romanini RA: 313106314
Campus: Unidade Vila Maria Turma: 1º Semestre
Descrição dos fatores de surgimento do pensamento marxiano e a identificação de suas consequências.
Neste trabalho vamos abordar o pensamento Marxiano, o foco serão os fatores de surgimento e suas consequências.
Karl Marx nasceu em cinco de maio de mil oitocentos e dezoito, em uma pequena cidade chamada Tréves, na Alemanha. De família burguesa, era o terceiro de nove filhos do casal Hirschel Marx e Henriette Marx.
Karl sempre foi um aluno muito inteligente, porém irônico e de poucos amigos. Um desses foi Edgar Von Westphalen, com o qual aprendeu Homero e Shakespeare ao mesmo tempo em que com o seu pai conheceu filósofos racionalistas franceses.
Já na universidade, Marx começava a desenvolver seus pensamentos em uma dissertação sobre “Reflexões de um jovem a propósito da escolha de uma profissão”, na qual expressava duas ideias: a primeira de que somos felizes quando fazemos os outros felizes, e a segunda de que sempre existem dificuldades que fazem a vida se desenvolver sem que tenhamos condições para determiná-las. Essas ideias, mesmo jovens acompanharam o seu pensamento por toda a vida.
Em 1836 foi estudar na universidade de Bonn, onde conheceu e sofreu influência dos pensamentos de Georg Wilheim Friedrich Hegel e em 1837 começou a direcionar seus estudos para a filosofia, entrando para o grupo “Doktorklub” (Clube dos doutores). Em 1841 terminou seus estudos, porém não pode pegar seu diploma por ser um hegeliano de esquerda, então foi trabalhar em jornais mesmo sofrendo a partir de então perseguições e problemas com a censura da época. Em 1843 casou-se com Jenny, mudou-se para Paris e cada vez mais se interessava pelos fatores políticos.
Nesse período seus pensamentos foram se solidificando com o processo de industrialização, em