Capitulo 5 Teoria Plotinica Da Beleza
CENTRO DE HUMANIDADES
ARTE E MIDIA
DISCIPLINA: ESTETICA DAS ARTES
ALUNO: ARTHUR DE LUNA TAVARES
Iniciação a Estética
Capitulo 5, Teoria Plotinica da Beleza
RESUMO
Plotino e Aristóteles
Plotino tem uma visão sobre a beleza baseada na visão Platônica e bate de frente com a ideia de Aristóteles que diz que as pessoas que seguem a visão Aristotélica de “beleza como um todo” não valorizam as partes “per si”, por si próprias e para que algo seja Belo, tem que ser belo nas partes também, onde um “todo belo” não se integra de partes feias e as coisas simples não poderiam ser consideradas belas.
Comentário: Nesse tópico a visão Plotinica está ligada a visão Platônica e não com a Aristotélica. Para que alguma coisa ser bela, tem que ser bela em todo o conjunto.
Beleza do Simples?
Ariano começa o tópico falando que de fato não aceita a crítica de Plotino a Aristóteles mas em seguida considera o texto “Logos VI” um dos textos mais sugestivos que já foram escritos pelo fato de que não há nada que seja esteticamente apreciável como “simples” e que se encaixe no belo, pelo fato das comparações em relação as outras coisas existentes. Fala dos contrastes de som como exemplo para o que consideramos simples e o que consideramos Belo.
Comentário: Para o autor, a crítica de Plotino a Aristóteles não é aceitável pois não há nada apreciável apenas como “simples” e que se encaixa no belo.
Influencia Platônica em Plotino
Plotino entra num campo “neoplatônico” ligado a beleza das coisas terrestres em relação ao mundo da Beleza Absoluta. O caráter místico ligado a beleza que encontra se em Platão também está presente em Plotino e por último a Reminiscência platônica.
Comentário: Plotino é considerado um pensador neoplatônico, se inspira nas principais ideias de Platão.
Artes Visuais, Auditivas e de Ação
Nesse tópico há uma classificação de Plotino das artes como em visuais e auditivas, sendo Poesia e Romance, por exemplo, não encaixáveis nessa