Aula 6 Analise Estrutural
Objetivos da aula
Mostrar como determinar as forças nos membros de treliças usando o método dos nós e o método das seções.
slide 1
Treliças simples
Treliça é uma estrutura de vigas conectadas entre si em suas extremidades. As vigas normalmente usadas em construções consistem de escoras de madeira ou barras de metal. A treliça mostrada na Figura a seguir é um exemplo típico de treliça de telhado.
slide 2
Treliças simples
Como esse peso atua no mesmo plano da treliça, as análises das forças desenvolvidas nos membros da treliça serão bidimensionais.
slide 3
Treliças simples
No caso de uma ponte, o peso no tabuleiro é primeiro transmitido para as longarinas e para as vigas de piso e, finalmente, para os nós das duas treliças laterais.
slide 4
Treliças simples
Assim como no telhado, as forças na ponte de treliça também são coplanares. slide 5
Considerações
Para projetar os membros e as conexões de uma treliça, é necessário primeiro determinar a força desenvolvida em cada membro quando a treliça está sujeita a um determinado carregamento. Para isso, faremos duas hipóteses importantes:
Todas as cargas são aplicadas nos nós.
Os membros são unidos por pinos lisos.
Devido a esses dois pressupostos, cada membro de treliça agirá como um membro de duas forças e, portanto, a força atuando em cada extremidade do membro será direcionada ao longo do eixo do membro. slide 6
Treliças simples
Se os três membros são conectados por pinos em suas extremidades, eles formam uma treliça triangular que será rígida.
slide 7
Treliças simples
Unir dois ou mais membros e conectá-los a um novo nó D forma uma treliça maior que continua a ser simples.
slide 8
O método dos nós
Para analisar ou projetar uma treliça, é necessário determinar a força em cada um de seus membros. Uma maneira de fazer isso é usar o método dos nós.
Como os membros de uma treliça plana são membros de duas forças retos situados em um único plano, cada nó está sujeito a um sistema
de