O trabalho de Karl Marx
Introdução
Karl Marx definiu o trabalho como uma relação entre o homem e a natureza, onde emprega as forças de que é dotado para moldar algo (produto) que é útil à vida da sociedade e dos indivíduos. Todo trabalho gera um lucro, e a mais-valia surge quando o trabalhador não recebe o lucro efetivo do produto em que criou. Algumas condições de trabalho produzem uma alienação no trabalhador, que é uma desumanização, onde se separa o trabalhador do seu produto criado.
Desenvolvimento Durante toda a história, o trabalho ocupou um papel muito importante em todas as sociedades, estando ligado à essência humana, sendo um meio em que o homem se identifica como sujeito, capaz de criar e modificar o contexto social no qual está inserido.
Com o surgimento das máquinas, os pequenos agricultores e demais trabalhadores foram levados a abandonar suas terras e trabalhar para aqueles que detinham meios de produção, o que iniciou um processo de dominação destes sobre aqueles. Traçando uma análise sobre o trabalho e sua importância para o homem, Karl Marx o identificou como instrumento de opressão utilizado por burgueses para alcançar o domínio das classes inferiores.