Trabalho Juliana Completo
(MORFOLOGIA DOS LEUCÓCITOS POLIMORFONUCLEARES E MONONUCLEARES)
Acadêmico:
José Carvalho Pereira
TERESINA-PIAUÍ - 2015
LEUCÓCITOS:
Há pelo menos cinco tipos de leucócitos – nome científico dos glóbulos brancos – circulando no sangue normal. Os leucócitos dividem-se em granulócitos, ou polimorfonucleares, e células mononucleares. A nomenclatura não é lógica, mas está consagrada pelo uso: os granulócitos são assim chamados por possuírem evidente granulação no citoplasma, porém os monócitos e alguns linfócitos também tem grânulos. O termo polimorfonuclear deve-se à variabilidade da forma nuclear, típica dos granulócitos. O termo mononuclear – célula com apenas um núcleo – racionalmente seria aplicável também aos granulócitos.
GRANULÓCITOS OU LEUCÓCITOS POLIMORFONUCLEARES
- NEUTRÓFILOS SEGMENTADOS
Possui um núcleo que se cora em púrpura e é dividido em 2 a 5 segmentos ou lóbulos, conectados por estreita faixa ou filamento de material nuclear. A cromatina é heterogênea, algo agregada. O citoplasma é azul-pálido e cheio de fina granulação que se cora em lilás. Os grânulos são ditos neutrofílicos porque tomam tanto o componente ácido como o básico do corante.
- NEUTRÓFILOS BASTONADOS
Estão presentes entre os neutrófilos do sangue normal em pequena percentagem. A forma do núcleo é intermediária entre a do metamielócito e a do neutrófilo segmentado: é irregular, mas com os bordos paralelos, de modo a assemelhar-se a um bastão ou fita. Difere do neutrófilo segmentado por não haver divisão em lóbulos.
- BASÓFILOS
Possui núcleo lobulado, geralmente escondido pelos grandes grânulos purpúreos que enchem o citoplasma azul-claro. Os grânulos são ditos basofílicos porque tomam os componentes básicos dos corantes (como azul de metileno). Em realidade, a