Trabalho Juju
Em outubro de 1929, ouve a quebra da bolsa de valores de Nova York, ocasionada por uma avalanche de ofertas e ausência de compradores para as ações. Os efeitos dessa crise, foram sentidos em todo o mundo, inclusive no Brasil.
Em 1930, aproveitando-se desse e de outros fatores políticos favoráveis Getúlio Vargas tomou posse do poder, através de um golpe de estado.
Entre 1930 e 1934 o Brasil foi governado por um “governo provisório”. Esse governo, tinha como objetivo reorganizar a vida política do país .
Entre 1934 e 1937, ocorria o segundo mandato de Vargas, conhecido como “governo constitucional”, pois em 1934 havia sido elaborada uma nova constituição, que entre outras coisas, deu maiores poderes ao poder executivo, criou as bases da legislação trabalhista, sancionou o voto secreto e o voto feminino. Por meio dessa resolução e o apoio da maioria do congresso, Vargas garantiu esse seu segundo mandato.
No dia 10 de novembro de 1937, era anunciado em cadeia de radio pelo presidente Getúlio Vargas o Estado Novo. Tinha início então, um período de ditadura na história do Brasil. O golpe de Getúlio Vargas foi organizado junto aos militares, com o apoio da maioria de sociedade.
O principal acontecimento na política externa foi a participação do Brasil na Segunda Guerra Mundial contra os países do Eixo, fato que foi responsável pela grande contradição do governo Vargas, que dependia economicamente dos EUA e possuía uma política semelhante à alemã. A derrota das nações nazi fascistas foi a brecha que surgiu para o crescimento da oposição ao governo de Vargas. Assim, a batalha pela democratização do país