BioeticaROTEIRODIDATICO
12832 palavras
52 páginas
UNIVERSIDADE DO EXTREMO SUL DE SANTA CATARINA – UNESCCURSO DE ENFERMAGEM
DISCIPLINA: ÉTICA 2012
PROFESSORA: Maria Tereza Soratto
I) A ÉTICA E O CÓDIGO DE ÉTICA EM ENFERMAGEM
A ética compreende a experiência da “morada humana”, que não significa um determinado espaço físico, mas sim uma teia de relações interpessoais ou interpessoais de onde emergem as relações entre os moradores entre os vizinhos. Há varias concepções éticas e morais de acordo com o contexto cultural. Pode-se falar da ética e da moral capitalista vigentes em nossos dias. Ao contrario, quando um comportamento é considerado antiético? Tal comportamento estaria contrariando, a priori, o principio ético segundo o qual é uma deontologia (uma obrigação) assegurar ao cliente uma assistência de enfermagem isenta de riscos decorrentes de negligência (omissão), imprudência ou imperícia. (FREITAS; OGUISSO, 2008).
Souza; Sartor e Prado (2005) ressaltam que pensar em uma nova ética em enfermagem é antes de tudo reconhecer o valor dessa prática profissional para a sociedade. É pensar na saúde como um bem, compreendendo as políticas sociais e no que elas interferem na vida coletiva, reconhecer que o cuidado de enfermagem se convalida no outro, e que o valor transcende ao econômico.
De acordo com o COREN (2012) a enfermagem compreende um componente próprio de conhecimentos científicos e técnicos, construído e reproduzido por um conjunto de práticas sociais, éticas e políticas que se processa pelo ensino, pesquisa e assistência. Realiza-se na prestação de serviços à pessoa, família e coletividade, no seu contexto e circunstâncias de vida.
O aprimoramento do comportamento ético do profissional passa pelo processo de construção de uma consciência individual e coletiva, pelo compromisso social e profissional configurado pela responsabilidade no plano das relações de trabalho com reflexos no campo científico e político.
O Código de Ética de Enfermagem é um instrumento que reúne um conjunto de normas, princípios